Hélio Martins Coelho
  • Palavras chave

  • « | Home | »

    O Biólogo, a onça e o Ibama

    O ilustre biólogo Fernando A. está há 18 meses trabalhando na Fazenda San Francisco na sua tese de doutorado PHD ( Indiana State University, USA). O tema é: Grandes felinos, o homem e seus animais domésticos.

    Para o estudo já colocou colares radioativos em 14 onças; 13 pintadas e uma parda.
    Usando equipamento de alta tecnologia acompanha a localização de cada onça, que tem um rádio sinal exclusivo para ela.

    Quando por exemplo, houver ataque a um bovino, o Fernando é imediatamente avisado pelo rádio permitindo que ele localize e identifique a onça.

    A idéia é demonstrar quais vítimas o predador faz. Parece haver onças que só comem animais selvagens.

    De qualquer modo ele está sempre perambulando com seus aparelhos rádio receptores para estudar a vida dos felinos.

    Ele também distribui em pontos estratégicos armadilhas para captura de onças e para estudo das mesmas.

    Na radiosa e fresca manhã de 20 de Junho seguindo o sinal do rádio ele encontra uma bela onça fêmea presa na jaula em um aterro de canal de irrigação. Injeta seta de curare e a onça cai imóvel e dormindo.

    Retira a mesma da jaula para fazer as medições, verificando que ela havia ganho 21 Kg em 64 dias e estava prenha de dois gatinhos.

    Nesse momento, chega o Roberto que, interessado, solicita permissão para mostrar o evento ao grupo de turista que estava no passeio.

    Após alguma hesitação, Fernando concorda. Chamado pelo rádio o veículo com 28 turistas, chega em poucos minutos. Já havia acorrido ao local também a equipe do Globo Rural alertada pelo Roberto.

    Grande agitação com Ahhh..Ohhhh…. ao que o Fernando pede silêncio.

    A onça começa a se mover virando a cabeça para os expectadores, tenta levantar e cai de novo. Levanta nas patas dianteiras olha os visitantes, mas cai outra vez.

    Em uma 3ª tentativa, ela caminha em direção ao canal limite do carandazal, olha para trás e cai prostrada. Em um 4ª esforço, ela entra na água que tinha cerca de 40 cms de profundidade, desfalece e afunda a cabeça; ao que o Roberto grita: Fernando pega a onça, ela vai morrer afogada!!!

    Fernando hesita, Roberto grita:

    Se morrer o Ibama te prende!!!

    Por sorte do Fernando a onça acordou, e com dificuldade subiu a rampa do canal e após olhar mais uma vez os visitantes, adentrou o carandazal.

    Houve-se suspiros de alívio, seguido de salva de palmas.

    Fernando sorriu amarelo, e agradeceu.

    Categorias: 2004 | Sem Comentários »

    Comentários