« O saco sem fundo | Home | Aroeira do Parque da Serra da Bodoquena »
A produção agropecuária, a inflação e o empobrecimento no campo
Deprimir os preços internos através de importações de produtos agrícolas e da falta de política de garantia de preços mínimos na safra pode funcionar por algum tempo, mas o efeito Boomerang vem depois, por vários mecanismos:
1 – Queda na produção interna, o que leva a aumento dos preços, inflação e obriga à importações.
2 – Alta de preços no exterior .
Estes fatores levam a déficit na balança comercial com todas as suas conseqüências, desemprego e diminuição da renda no campo.
Nos últimos oito anos a política agrícola do governo levou a:
– Destruição da produção de trigo;
– Diminuição da produção de arroz e de algodão;
– Déficit na balança comercial;
– Desemprego generalizado no campo.
– Queda do valor real do salário do salário mínimo, com diminuição do poder de compra da população.
Essas políticas equivocadas vieram de uma seqüência de governos com grande participação de Burocratas, que não valorizam a produção interna, as indústrias e os produtores rurais do país, preferindo fazer abertura de fronteiras e globalização sem salvaguardas para quem produz no Brasil, além de submeter toda a população a juros extorsivos.
A Reforma Agrária e as invasões de terra estão trazendo tensão e intranqüilidade para o produtor, levando a desestímulo e queda na produção agropecuária.
É hora dos formadores de opinião, políticos e governos enxergarem que o investimento no agronegócio é a forma melhor de gerar empregos e produtos para consumo interno e externo.
Solução: Parlamentarismo ?
Categorias: 1999 | Sem Comentários »