Hélio Martins Coelho
  • Palavras chave

  • « | Home | »

    O Zé do boi e a onça viúva

    Terminou agosto e veio setembro com duas chuvinhas antes do dia 07 do ano de 1974.

    O Zé do Boi contando com as chuvas estava com a caçada marcada no Retiro da Onça Brava no Vale do Rio Negro, Ele e o Dr. Mário Arruda, levando o zagaieiro Ortiz para “garantia”!!

    No terceiro dia, já cansados, eles soltaram os cachorros na beira do “Capão da Festa”, assim chamado, pois onças se reuniam lá fazendo “estripulias”.

    O cachorro mestre Paletó farejou logo e seguiu uma batida. Dr. Mário interpretou pelo latido que era um macharrão.

    Trilhou. Depois de uns 200 metros o latido mudou. Vira o Dr. Mário e diz: ele achou a onça no cio. Vai ser aquela que escapou de nós ontem! Na caçada do dia anterior eles tinham perseguido uma fêmea mas no final mataram um macharrão subido num pé de Angico Preto.

    Continuaram avançando, seguindo a trilha da onça. O Dr. Mário comentou: Essa onça já desmamou o filhote, pois onça parida não entra no cio.

    Na beira do Capão, amarraram os cavalos e seguiram a pé, acompanhando os quatro cachorros. Lá adiante o Dr. Mário diagnosticou: acuou no chão!!

    O Ortiz foi na frente abrindo a foice uma picada. O Zé do Boi levava a Ponto a pontada e o Ortiz carregava da Zagaia na posição de espera pelo pulo da onça.

    De repente o chão tremeu com o rosnado da Pintada que avançou, já de pé se livrando dos cachorros.

    Quando o Dr. Mário ia dizendo: Vai é macharrão, o Zé do Boi acertou uma bala bem no peito da onça. O Dr. Mário concluiu: esse bicho tomou o lugar do macharrão que nós matamos ontem e a onça no cio escapou!!!

    Não conseguiram saber so os bichos tinham acasalado mas o paraguaio Ortiz que eles tinham sim, pois o macharrão morto tinha “cara de satisfeito”!!

    O comentário final do Dr. Mario: Matamos dois machos, mais a fêmea vai ter dois filhotes no ano que vem!!

    O brejo do Rio Negro é a região de mais Onça Pintada do planeta Terra. Em 1974 o Zé do Boi e Dr. Mário já eram ecologistas. Em três dias de caçada mataram dois machos e nenhuma fêmea!!

    Categorias: 2007 | Sem Comentários »

    Comentários